Há algum tempo venho respondendo essas e outras perguntas, em todos os momentos que tenho oportunidade em conversar com os potenciais investidores, interessados em Investir em Franquias da Sr. Computador, que querem entender um pouco melhor a operação de nossas unidades e tirar dúvidas que possam auxiliar na decisão de empreender conosco.
Em alguns casos sou interpelado inclusive por pessoas que já fizeram suas pesquisas sobre o mercado de Franchising, que sabem fazer o que chamo de “perguntas certas” e demonstram estarem bem instruídas sobre questões relacionadas à royalties, retorno de investimento (ROI) e outras terminologias comumente utilizadas no segmento. Em outros casos, mesmo não conhecendo todas essas palavras e tendo pesquisado tanto o mercado, o investidor interessado me questiona do porque ele não “empreender sozinho”.
Para responder essa pergunta, costumo dividir em 03 principais pontos importantes a serem analisados quando se pensa em Investir em Franquias, que divido nesse post:
1 – MARCA FORTE: Não ser mais um no segmento que irá atuar!
O que vemos no dia a dia das unidades é que independente se a marca tem projeção nacional ou ainda é a mais conhecida de seu segmento, ou ainda se ela possui todos os prêmios e divulgações, mesmo assim o mais importante é SER UMA MARCA. O que temos quando empreendemos junto à uma Rede de Franquias é que iniciamos nosso negócio imediatamente a partir da inauguração da unidade. Sabemos que esse início imediato além de reduzir os riscos de insucesso do negócio também reduz o tempo de maturação o famoso break-even do negócio, trazendo resultados em curto e médio prazo que na média dos empreendimentos viriam em médio e longo prazo.
2 – KNOW-HOW: Colocando a teoria na prática!
Muito utilizada em momentos de divisão de conhecimento a palavra know-how, tem em sua tradução livre algo próximo como “saber como”, e isso pode definir bem a diferença que estamos falando em participar de uma Rede e Investir em Franquias. Temos nosso conhecimento, nossa experiência profissional, formação acadêmica e até mesmo formação moral, que nos ensinaram muito e com certeza servirão de base para empreender, isso é importante e nunca ninguém irá tirar de você, todo esse conhecimento que adquiriu em anos ou décadas.
Mas gosto do “como” na tradução dessa palavra, empreender e Investir em Franquia é trazer toda essa bagagem e AGREGAR junto à Franqueadora para que ela possa somar seu conhecimento, sua experiência com a loja piloto, os casos de sucessos de seus franqueados, os pontos de alerta de situações que não deram certo e até mesmo ensinar aquilo que você nunca ouviu falar como técnicas de Inbound Marketing, que é um assunto que alguns conhecem superficialmente e para outras pessoas quando apresentamos no Treinamento de Novos Franqueados uma total novidade.
3 – SUPORTE: Quanto mais tempo disponível melhor!
Independente da atividade é muito comum no empreender a dificuldade na gestão do tempo, pois sempre que decidimos por esse caminho trabalhamos um tempo maior ainda do que quando éramos empregados, afinal agora não temos mais hora para entrar e hora para sair do trabalho, você está sempre trabalhando de uma forma ou de outra.
E nesse ponto o empreendedor que está sozinho pode correr o risco de não conseguir investir em seu negócio de forma estratégica, como gostaria ou até mesmo como ele poderia, e teria conhecimento a fazer, e isso pode trazer uma frustração ou até mesmo uma mudança na estratégia do início do negócio, pois nem sempre é possível parar para pensar e executar uma campanha de marketing, ou uma promoção mensal, ou ainda desenvolver um brinde para os clientes, com busca no aumento do ticket médio em um momento de sazonalidade do negócio, praticas que realizamos mensalmente para nossa rede.
É nesse quesito que entra o suporte da Franqueadora, que enquanto seu franqueado está na execução do dia a dia da unidade ela está pensando e suportando ações comerciais, na busca de novos serviços/produtos ou em ações de marketing no desenho de campanhas publicitarias ou nacionais e até mesmo em ações administrativas e operacionais, que possam otimizar o dia a dia da unidade franqueada.
É dessa forma que trabalhamos e acreditamos no Franchising aqui na Sr. Computador, com um a execução diária com foco no acompanhamento de toda nossa rede e com a Franqueadora responsável e preocupada com o resultado de seu franqueado.
Se quiser saber mais detalhes ou ainda se interesse em conhecer nossas modalidades para empreender e Investir em Franquias da Sr. Computador e como fazer parte da Maior Rede de Tecnologia em TI do Brasil, entre em contato com nossos consultores.
CLIQUE AQUI:
Um forte abraço e até a próxima…
Fábio C. Guerra
Diretor de Negócios
Sr. Computador Franchising e TI
Excelente artigo. Muito bom mesmo.